top of page

QUEM SOMOS

LOGO ESCOLA HEBRAICA FILHOS DE DEUS.png

Então Por Que Estudar Hebraico Bíblico?
Algumas razões 
 

A Língua Santa
Hebraico é o idioma original da Bíblia. Ela é chamada de "Língua Santa" ("leshon hakodesh"). É a língua em que o Todo-Poderoso falou por diante a Torá a Moisés, e é também a língua em que os profetas expressaram suas revelações. Se você quiser saber o "Tanakh" (Antigo Testamento) melhor, você vai querer estudar hebraico.

O Senhor Jesus Sabia Hebraico
Jesus falava e lia em hebraico (ver Mateus. 5:18, Lucas 4:16-20, Atos 26:14). Hebraico é a Fundação do Novo Testamento: de fato, todos os autores do Novo Testamento eram judeus que falavam e liam hebraico (veja Atos 21:40, 22:02, João 5:2, Lucas 23:28, Atos 15,13-21). Estudar hebraico lhe dará uma nova percepção sobre o significado dos escritos do Novo Testamento.

 

A Linguagem da Sinagoga
Na época de Jesus, a Torá era lida regularmente nas sinagogas (Atos 15:21). De fato, através de aproximadamente 2.000 anos de Diáspora, o estudo e recitação do hebraico ajudou a unir o povo judeu com uma forma comum de expressão e de culto. Os judeus têm orado as mesmas bênçãos, cantando as mesmas Escrituras, e estudando os mesmos textos por literalmente milhares de anos. Estudar hebraico ajudará você a avaliar as raízes judaicas do cristianismo e torná-lo uma testemunha sensível ao povo escolhido de Deus.

A Linguagem da Moderna Israel
Hebraico é a única língua antiga de ter sido revivido como uma linguagem moderna falada. Hoje o hebraico ainda serve como a linguagem do judaísmo, e é também a língua oficial do Estado de Israel. Seu estudo do hebraico irá ajudá-lo a apreciar melhor a cultura judaica moderna e as pessoas que vivem em Israel.


Estudo Bíblico
O estudo do hebraico, e, especialmente, a obtenção de um sentido de fluência na mentalidade subjacente hebraica / judaica que informa a Escritura, fará de você um melhor estudante da Bíblia. A Bíblia (tanto o Velho e o Novo Testamento) é um livro decididamente judaico, e os autores das páginas da Sagrada Escritura foram todos os judeus que estavam familiarizados com o idioma hebraico e do pensamento judaico. Como está escrito no Novo Testamento:

"Estuda para apresentar-te a Deus aprovado, um trabalhador que não necessita envergonhar-se, distribuindo corretamente a palavra da verdade." (2 Tm 2:15)

Minha sincera opinião é que você simplesmente não pode prontamente compreender o significado dos autores do Novo Testamento sem entender a mentalidade hebraica que hermeneuticamente subjaz a sua mensagem. Muitos problemas de exegese e doutrina surgem porque os não-judeus impuseram uma mentalidade grega /ocidental para as páginas das Escrituras judaicas.

Alfabetização judaica
O estudo do hebraico lhe permitirá compreender melhor conceitos judaicos e literatura. Você será capaz de apreciar melhor a luta do povo judeu ao longo dos milênios e mais eficazmente simpatizar com sua condição coletiva. Você vai começar a deliciar-se com o seu destino compartilhado como um filho de Abraão pela fé, desfrutando das bênçãos pactuais dadas aos patriarcas. Você vai entender a importância do Shabat, os feriados judaicos, e como eles são mais bem compreendidos a partir de uma perspectiva messiânica.

Líderes cristãos
A maioria dos líderes cristãos que reverenciam as Escrituras encorajam a cavar o texto hebraico. Mesmo Martinho Lutero, que infelizmente tornou-se abertamente anti-semita mais tarde na vida, escreveu:
 

"O idioma hebraico é o melhor idioma de todos ... Não importa sua idade, eu gostaria de aprender este idioma, porque ninguém pode realmente entender as Escrituras sem ele. Pois, embora o Novo Testamento tenha sido escrito em grego, ele é cheio de hebraísmos e expressões hebraicas. Portanto, foi acertadamente dito que os Hebreus bebem a partir da fonte, os Gregos da corrente que flui a partir dela, e os Latinos de uma piscina ".

bottom of page